Aplicação portuguesa em destaque no Android rouba dinheiro aos utilizadores
Uma aplicação que promete medir os níveis de inteligência está a fazer todos os utilizadores sentirem-se enganados. No fim do jogo o saldo do telemóvel encolhe cerca de quatro euros, sem consentimento. Já terão sido roubados vários milhares de euros.

A Google está a destacar uma aplicação portuguesa na categoria Principais Novidades Gratuitas do Google Play que rouba dinheiro aos utilizadores sem que estes se apercebam. A aplicação IQ Test dos programadores Best App Of The Year estava na 19ª posição do destaque.

Nos comentários do software vários utilizadores queixam-se de terem sido vítimas de uma burla por parte da aplicação. O TeK decidiu experimentar e os relatos são verdadeiros: os utilizadores perdem mais de quatro euros sem darem por isso.

Quando a aplicação é instalada a pessoa é informado de que a aplicação requer acesso à edição e leitura de SMS e MMS e a "serviços que implicam o pagamento", bem como "acesso total à rede". No caso do TeK o smartphone Android onde a aplicação foi instalada tem um gestor de permissões através de notificações. Todas as funcionalidades que pedissem acesso às SMS e cartão SIM foram bloqueadas.

Fica a nota de que nunca é dito, em lugar algum, de que vão ser enviadas de facto SMS que podem resultar na cobrança de dinheiro.

O jogo em si, para um teste de quociente de inteligência, é demasiado básico e rapidamente é possível notar que alguma coisa não vai bem. Ao todo são 18 as questões.

Para obter os resultados os utilizadores têm que carregar em mais dois botões, um deles com a promessa de participação num concurso onde se ganha um iPad.


Quem votou nesta notícia



Recomendado para si
Gostou desta notícia?