Brasil, um país de todos. Todos sofrendo
Hoje eu resolvi escrever o que acho de verdade da Copa do Mundo no Brasil.Sem rodeios, sem querer interferir na opinião de ninguém. Não quero polemizar, apenas escrever. É minha opinião e é indiscutível, pois não sou "Maria-vai-com-as-outras".

Pois bem, vamos lá. Todos sabem que não entendo de futebol (e não me arrependo nem um pouco por isso), mas não dá pra não entender do país em que habito. Não há como esconder e clamufar a falta TOTAL de estrutura em nossa nação. Não tem como "tapar o Sol com peneira", não dá pra não se indignar com o que vem acontecendo ao nosso redor. É incrível, inacreditável, como o povo brasileiro é um povo de bom coração (e de memória fraca, fraquinha mesmo). Há poucos meses, paramos o Brasil em manifestações por causa de 0,20 centavos e agora, com milhóes e milhões sendo levados, "doados" aos dirigentes da FIFA e tá todo mundo comemorando, todo mundo feliz, querendo e fazendo festa. Um tanto quanto incoerente. Mesmo pra quem não participou de protestos (eu sou um que não me juntei a isso) se sente lesado com a administração de nosso país, seja em qualquer esfera governamental. De baixo pra cima, de cima pra baixo, estamos cercados de ladrões, aproveitadores, de opressores e burladores de lei (as que eles mesmo criam). Manifestamos, cansamos, fomos agredidos, fomos renegados. Fomos "avisados" para não fazer nada na Copa, pois manifestação pode dar cadeia (?). E roubo, violento atentado ao erário, ao nosso dinheiro de impostos, à nossa moral. Sabemos que os políticos nos fazem de bobo e nada conseguimos fazer. É gritante a agressão à nossa condição de cidadão.

Bem, e em meio a isso tudo, não bastasse tanta coisa, recebemos a tão falada COPA DO MUNDO. Aí entra o "padrão FIFA" para botar banca em uma nação que não consegue nem controlar os próprios adminstradores, quiçá o povo, já tão sofrido. Padrão FIFA pra cá, pra lá, e nosso país com o Padrão LIXO. Saúde, educação, segurança, transporte, tudo da pior maneira possível. E ainda temos em nosso meio pessoas que se dizem "os bam-bam-bans do futebol", ex-jogadores que mais parecem lutadores de sumô. mostranto nitidamente pra todos nós que ali nunca houve amor ao esporte e sim a incansável busca ao dinheiro, ao vil metal. Qual profissional, ao se aposentar, esquece tanto de sua vocação? Sempre haverá algo na vida dessa pessoa que o remeta a seu trabalho, a sua lida da vida toda. O Sr. Ronaldo parece ser um ex-atleta? Moleque novo, não tem desculpa de estar daquele jeito, igual a um porco, gordo. A única coisa que remete Ronaldo a seu futebol é sua forma de bola. E agora, vem ele dizer que "não se faz copa com hospitais"? Ora, seu Ronaldo, ponha-se no seu lugar de emergente e cale sua boca. Esse mesmo Ronaldo , deu pra trás quando viu que não teríamos obras completas para a tão esperada Copa. Pulou fora do barco, porque ia sobrar pro ouvido dele.
Nossa presidente (me recuso a chamar de presidenta, porque ela quer, pelo simples fato de não haver "presidenta", assim como não há "estudanta", "indigenta", "comandanta"),em rota eleitoral, faz de tudo pra mostrar serviço. Pena que muito desse serviço ela tem feito pra outros países, se esquecendo do nosso. Mas agora tá voltando o foco, já que tá inaugurando tudo que vê na frente, de poça d´água à escola sem teto, o que aparecer no caminho. Obras que serão finalizadas após a eleição, ela já está inaugurando pra garantir o dela. É isso que digo, está jogando na nossa cara um carimbo de "idiota". É lamentável isso. Nâo me é simpática essa senhora, Não me é simpático quem quer me rotular de idiota. Mereceu aquelas e todas as outras vaias vindouras.
E assim vamos andando, com gastos e gastos para a realização do espetáculo da copa. E vamos lá. Estádios superfaturados, um no meio do nada, pra 4 jogos, que custou R$270 milhões, uma FIFA isenta de impostos, exigindo distância mínima de comercialização ao entorno dos estádios, operários enterrados sob o gramado, voluntários comendo sanduíche frio, aranha no hotel, tentativa de assalto a esportistas... Quer mais? Aquela abertura de lixo (aquilo é o padrão FIFA, vide outras aberturas). Um trio de cantores que pareciam mais amadores do que os gandulas, um clipe de uma música americana pra copa no Brasil mostrando a bandeira de Cuba, que nem na copa está, e, uma efêmera participação de uma das criações que pode reveolucionar a ciência, o exoesqueleto, que deveria sim ter saído de dentro daquela bola e ter mais do que os 3 segundos destinados a esse avanço na ciência. Enquanto isso, o tempo de uma música inteira a Pitbul, Jeniffer Lopez e Cláudia Leite. Sem contar o Olodurm, que já que o que tinha que dar.

É, o jeito é esperar o circo passar pra ver o que vai sobrar desse país. Boa noite.

Marcelo Pacífico
Locutor, músico e produtor musical


Quem votou nesta notícia

  1. Avatar
  2. Avatar


Recomendado para si
Gostou desta notícia?