Porque é tão difícil levantar de manhã?
Dormiu muitas horas, mas mesmo assim tem dificuldades em levantar-se? Não pense que é preguiça, segundo uma cientista a explicação reside no ciclo circadiano, informa a BBC. Nós explicamos-lhe o que é. É de manhã que se começa o dia e há muitas pessoas que desde as 7h00 já foram ao ginásio, planearam o dia de trabalho, levaram os filhos à escola e ainda fizeram alguma tarefa doméstica. Mas há também aqueles que lutam para sair debaixo dos lençóis,

A cientista Hannay Fry, da Universidade College de Londres, revelou que a verdadeira razão para achar que é tão difícil acordar é devido ao ciclo circadiano.

O relógio biológico controla os nossos ritmos de sono, a partir da libertação de hormonas que nos dão ou tiram o sono. A melatonina é uma substância que começa a ser libertada ao serão e mantém-se alta durante as 12 horas seguintes, até que começa a diminuir e a ser detetável por volta do meio-dia.

O problema é que nem todos temos o mesmo ‘horário’. Nos adolescentes o ciclo circadiano dispara mais tarde do que nos adultos e é por isso que aguentam as altas noites. De manhã, esta falta de sono é paga com a dificuldade em sair da cama. Não é preguiça, é biologia.

O ciclo de melatonina vai continuar dessincronizado com os horários de sono socialmente aceites. Mesmo que se deite cedo na noite anterior, além de ter dificuldades em adormecer vai continuar com a mesma dificuldade para sair da cama de manhã. E a produtividade pode ser afetada.


Quem votou nesta notícia



Recomendado para si
Gostou desta notícia?