Quantas vezes precisamos de tomar banho?
Segundo revelam dois dermatologistas à BuzzFedd, a maioria das pessoas toma banho mais vezes do que o que é necessário. De acordo com o professor de dermatologia Joshua Zeichner, de uma universidade de nova Iorque, o número de vezes que tomamos banho e a perceção que temos do odor corporal trata-se apenas de uma questão cultural.

Após a Guerra Civil, os anúncios publicitários aos sabonetes proliferaram e com as mulheres a entrarem no mundo do trabalho e os homens a abandonarem os trabalhos na agricultura para trabalhar em fábricas, aumentaram as preocupações com questões de higiene.

Para os dois dermatologistas, Zeichner e Hirsch, tomar banho demasiadas vezes pode, porém, ser prejudicial pois seca e irrita a pele, limpa as bactérias boas e criar pequenas fissuras que o colocam sob um maior risco de infeção. Por estes motivos, defendem que os pais não devem dar banho aos filhos todos os dias, até porque a exposição à sujidade em tenras idades torna a pele menos sensível, prevenindo alergias e inflações como eczemas.

Embora o seu nível de atividade física e o clima possa afetar a vontade que tem de tomar banho, saiba que é totalmente recomendável que o faça apenas de dois em dois dias ou até de três em três.

Se só de pensar nisso já está com comichões, lembre-se que pode sempre eliminar a sujidade maior e o odor do seu corpo com uma toalhita higiénica, que deve ser passada sobretudo na cara, braços, debaixo do peito e nas partes intimas.

Contrariamente aos banhos, se há algo que deve fazer todos os dias é mudar de roupa. Outro estudo prova que a roupa absorve muito mais os odores do que o nosso próprio corpo, dando a sensação de sujidade que por vezes se sente.


Quem votou nesta notícia



Recomendado para si
Gostou desta notícia?