Suárez suspenso por nove jogos e banido por quatro meses
O avançado uruguaio Luis Suárez vai ficar suspenso por nove jogos e será banido por quatro meses "de qualquer actividade relacionada com o futebol", revelou esta quinta-feira a FIFA.

Suárez falha desta forma o resto da campanha do Uruguai no Mundial 2014 e até mesmo a presença na Copa América 2015, no Chile, pode estar em risco.

Para além disso, o avançado falha também o início da temporada no Liverpool, podendo voltar aos relvados apenas no final de Outubro. Suárez vai ficar de fora nos primeiros nove jogos da Premier League e nos três primeiros da Liga dos Campeões. A suspensão pode ainda comprometer uma possível transferência de Suárez, apontado a clubes como o Real Madrid ou o FC Barcelona, apesar de o castigo não abranger esse aspecto.

Suárez foi castigado na sequência de uma agressão durante o jogo entre o Uruguai e a Itália. O avançado envolveu-se numa escaramuça com o defesa Giorgio Chiellini, acabando por morder o italiano no ombro, um comportamento recorrente na carreira do jogador do Liverpool.

"Este comportamento não pode ser tolerado em nenhum estádio de futebol e particularmente num Campeonato do Mundo quando os olhos de milhões de pessoas estão postos nas estrelas em campo", disse o presidente do Comité Disciplinar da FIFA, Claudio Sulser, que acrescentou que "a decisão entra em vigor assim que é comunicada".

"O Comité Disciplinar levou em consideração todos os factores do caso e o grau de culpa de Suárez de acordo com as regras relevantes do Código" [de Conduta da FIFA], acrescentou Sulser.

O vice-presidente da FIFA, Jim Boyce, também reagiu ao castigo de Suárez, dizendo que é "totalmente justificado". "Esperamos que ele tenha aprendido que este tipo de comportamento não pode ser tolerado", acrescentou.

A federação uruguaia pode recorrer da decisão do Comité Disciplinar da FIFA. No entanto, o recurso não terá efeito para os jogos do Mundial, o que significa que Suárez não irá voltar ao torneio.
A suspensão de quatro meses abrange até a presença do jogador em qualquer estádio. Durante o castigo de nove jogos, Suárez também não poderá assistir às partidas da selecção uruguaia.

Para além dos castigos, Suárez foi terá de pagar uma multa de cem mil francos suíços (cerca de 82 mil euros).


Quem votou nesta notícia



Recomendado para si
Gostou desta notícia?