Trovoadas e vento forte vão continuar pelo menos até ao próximo domingo
Ventos e chuvas fortes deixaram esta terça-feira algumas casas destelhadas na freguesia de Évora, Alcobaça, assim como provocaram inundações em habitações, quedas de árvores, de cabos elétricos e de telecomunicações, disseram à Lusa fontes da Proteção Civil. O mau tempo ocorreu pelas 13h00 e deixou danos nos telhados de cinco casas de habitação e de um barracão agrícola, segundo Mário Serol, comandante dos bombeiros de Alcobaça.


Os bombeiros foram chamados para duas dezenas de ocorrências, tendo havido ainda quedas de árvores, de muros e de cabos elétricos e de telecomunicações.

Todos os distritos do continente estão, esta terça-feira, em alerta devido à chuva, trovoada e vento forte, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, os 18 distritos de Portugal continental vão estar em alerta entre as 06h00 desta terça-feira e as 03h00 de quarta-feira devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes e condições favoráveis à ocorrência de trovoadas.

A chuva, a ocorrência de trovoadas e o vento forte vão continuar pelo menos até ao próximo domingo, altura em que deverá registar-se uma melhoria, segundo o IPMA.

Para o continente, o IPMA prevê para esta terça-feira céu geralmente muito nublado, períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes, de granizo e acompanhados de trovoada, avançando gradualmente de sul para norte e do litoral para o interior.

A previsão aponta ainda para vento em geral fraco do quadrante sul, tornando-se moderado a partir do início da manhã, soprando moderado a forte, com rajadas da ordem de 70 quilómetros/hora, no litoral e forte, com rajadas da ordem de 90 quilómetros/hora, nas terras altas.

Quanto às temperaturas, em Lisboa, Vila Real, Bragança e Castelo Branco 22 graus Celsius, no Porto, Leiria, Évora e Faro 24, Beja 26, na Guarda 22, Funchal 27 e Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Santa Cruz das Flores 21.


Quem votou nesta notícia



Recomendado para si
Gostou desta notícia?