Um ferido e dezenas de inundações em Lisboa
A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) informou a meio da tarde desta segunda-feira que registou, até às 16h00, "quatro dezenas de inundações na zona da Grande Lisboa". Inicialmente, a ANPC dava conta de casos de "pequena dimensão, na via pública, ou em garagens". No entanto, a chuva intensa que se registou durante a tarde fez com que estas inundações tomassem outras proporções. "Os meios estão na rua a fazer o ponto da situação e em breve teremos novas informações", acrescentou ao CM a Proteção Civil.

Pedro Patrício, comandante do Regimento Sapadores de Bombeiros de Lisboa, disse que uma pessoa foi arrastada pelas águas na zona de Xabregas, tendo ficado com algumas escoriações.

Estações do Metro de Lisboa inundadas

Às 16h00, na estação de Metro do Jardim Zoológico (Linha Azul), a água estava a inundar a plataforma. A estação de São Sebastião também não escapou a uma inundação.

Fonte do Metropolitano de Lisboa informou que algumas estações foram afetadas pela entrada de água e lama, estando um dos acessos à estação do Rossio encerrada para limpezas, assim como metade do átrio norte da Estação do Jardim Zoológico. Contudo, estas ocorrências não afetaram o normal funcionamento dos comboios do Metro.

Calçada de Carriche cortada ao trânsito

A Calçada de Carriche está desde as 16h00 desta segunda-feira cortada ao trânsito nos dois sentidos devido à acumulação de água provocada pela chuva intensa, disse fonte policial.

No local encontram-se elementos da PSP, que estão a desviar o trânsito até que estejam reunidas as condições para reabrir a via.

Túnel da Avenida João XXI intransitável

O túnel da Avenida João XXI, em Lisboa, foi cortado ao trânsito por volta das 16h15 nos dois sentidos devido à acumulação de água provocada pela chuva intensa, disse fonte policial.

No local encontram-se elementos da PSP, que estão a desviar o trânsito até que estejam reunidas as condições para reabrir a via. Segundo a mesma fonte, na Baixa de Lisboa, entre a Rua da Prata e a Praça do Comércio, apenas circulam viaturas pesadas.

Circulação interrompida nos Túneis do Campo Grande

Os túneis do Campo Grande, em Lisboa, foram cortados ao trânsito devido à acumulação de água na sequência da chuva intensa que se fez sentir durante a tarde desta segunda-feira, disse fonte policial.

Segundo fonte do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, às 17h10, estes túneis mantinham-se encerrados à circulação, tal como o túnel da Avenida João XXI e a Calçada de Carriche. A avenida Dr. Augusto Castro, na zona de Chelas, está também cortada ao trânsito, nos dois sentidos, com a água acumulada na via a entrar para a estação do Metropolitano de Chelas.

Alerta laranja

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou esta segunda-feira sete dos 18 distritos do continente sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de chuva forte.

De acordo com informação do IPMA, os distritos de Portalegre, Beja, Lisboa, Santarém, Setúbal, Faro e Évora vão estar sob aviso laranja entre as 12h00 e as 21h00 desta segunda-feira devido à previsão de períodos de chuva ou aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoadas.

Os outros 12 distritos do país estão sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, entre as 12h00 desta segunda-feira e as 00h00 de terça-feira devido à previsão de chuva ou aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de granizo.


Quem votou nesta notícia



Recomendado para si
Gostou desta notícia?